segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Poupar energia é da nossa conta


Neste ano de 2017, o Earth Overshoot Day,algo como o “Dia da sobrecarga da Terra”, que marca a data em que a demanda anual da humanidade por recursos excede o que o planetaé capaz de regenerar naquele ano, ficou marcado no dia 02 de agosto. De acordo com a Global Footprint Network, a data vem ocorrendo mais cedo constantemente, retrocedendo do final de setembro em 1997 para o segundo dia de agosto, a data mais precoce desde que o mundo estourou seu orçamento ambiental pela primeira vez, no início da década de 1970. Em outras palavras, a humanidade está exaurindo a natureza 1,7 vezes mais rápido do que os ecossistemas conseguem se regenerar. É como se estivéssemos usando 1,7 Terras.
Os custos desse excesso global de gastos ecológicos estão se tornando cada vez mais evidentesem todo o mundo, manifestando-se em mudanças climáticas, desmatamentos, escassez de água potável, erosão do solo, perda da biodiversidade e um sem-fim de outros problemas com os  quais temos que conviver diariamente.
O que fazer diante desta situação? Passamos do ponto, sem trocadilhos, de ficarmos só no discurso, é preciso partir para a ação. E não há melhor lugar para desenvolver ações pela sustentabilidade ambiental do que a escola.
Assim, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza há 4 anos instaurou o projeto “Horta orgânica escolar: meu pedacinho de chão”, que promove ações de agroecologia e, neste ano de 2017, firmou parceria com  o programa “Ligado nas Escolas”, da CRELUZ, para promover ações pelo uso eficiente de energia elétrica. Desse modo, este Projeto   "Poupar energia é da nossa conta" visa promover a eficiência energética, a sustentabilidade ambiental e a melhoria das condições de vida da comunidade de Sertãozinho e região.





quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Abertura do V Seminário Macrorregional das escolas do campo

          No dia 24 de outubro fizemos a abertura do evento em Frederico Westphalen, com o Hino da Escola e a música "Inquilina de violeiro".
 
 
 

Medalha de ouro

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA - para João Vitor Zuselski, 8º ano.

Entrega de mudas de PANCs

Resultado do trabalho no viveiro de mudas.

Halloween

Foi divertido!

Comemoração pelo dia das Crianças, do Professor e da Diretora

Juntamos tudo. Deu nisso.


 

 

 

V Seminário Municipal da Agricultura Familiar

 
Palestras e oficinas sobre agroecologia: assuntos importantes de quem q para quem se preocupa com o futuro do Planeta.
Café colonial

 

 
Hino da Escola


Palestra sobre "Solos". Houve mais quatro com assuntos relevantes.

 

Almoço

Oficinas apresentadas pelos alunos

Iogurte natural, stevia, ora pro nobis e pimenta-rosa

Retratos do campo

Forno solar

Resgate da biodiversidade na alimentação - PANCs

 

 

Formigário

Aquecedor de água

Plantas tóxicas

Solo

Sapos

Artesanato
 
 
Feira de produtos coloniais e de artesanato

A representante da Coordenadoria Regional de Educação, da direita para a esquerda, Sra. Laerta, palestrante Terimar Ruoso Moresco e nutricionista da 20ª, se despedindo

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Semeando cidadania

Taí o pessoal da escola fazendo panfletagem no Encontro da 3º Idade para divulgação do projeto Nota Fiscal do Produtor: semeando cidadania. É importante saber para que serve o Bloco Modelo 4. O imposto que nós pagamos serve para manter as benfeitorias sociais.

domingo, 10 de setembro de 2017

Que trabalho divertido!

Primeiro o trabalho, depois a diversão.

Desfile cívico

As 4 escolas estaduais do Campo compareceram juntas ao desfile de 7 de Setembro para apresentar o tema "Agricultura Familiar: alimenta o Brasil que cresce". Lembramos também o importante trabalho de agroecologia - produção de orgânicos - que realizamos nas escolas.



Gincana do Estudante

Banco de sementes

A diretora Rose recebendo as sementes de hortaliças do Programa Banrisul Socioambiental. Coceirinha nas mãos de vontade de plantar.


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Avaliando o trabalho

Taí o Dorneles, sempre prestativo com a escola: desta vez fez um suporte para as bandeiras.


Festival da canção

A aluna Ana Cláudia, 4ª colocada no festival da Canção do Cristo Redentor.



Viveiro de mudas

Não é pra nascer umas plantinhas lindas do trabalho destas mãozinhas?




Doação de mudas

Resultado do trabalho do resgate da biodiversidade na alimentação da escola: distribuição de mudas de peixinho que m aluno trouxe de sua casa.




Inoculação de shiitake

    Todos a postos para preencher com cavilhas inoculadas com esporos de cogumelo e fechar com parafina os furos no eucalipto.

Momento mágico

Quando uma criança começa a ler. Ai a Hewelyn perdida na leitura dos cartazes na Sala de Informática.




Kolibka da leitura

Ela passeia pelas salas, levando conhecimento e cultura. Vruuummm!




segunda-feira, 31 de julho de 2017

Minha casa, minha vida

Para a produção da maquete da casa que cada aluno está fazendo, contamos com oficina conduzida pela ex-aluna e estudante de arquitetura, Laura Monego.