terça-feira, 19 de abril de 2016

Resgate da biodiversidade na alimentação I

          Nesta seção, publicaremos a análise nutricional de plantas comestíveis não-convencionais, que eram cultivadas desde o tempo da vovó e que estamos resgatando para plantar na horta da escola e distribuir para as famílias. 

Batata-doce

 
A batata-doce é uma hortaliça de alto valor energético, por seu elevado percentual de carboidratos; é rica em fibras, que apresenta efeito funcional: aumenta a absorção de nutrientes, a velocidade do trânsito intestinal, a saciedade, facilita o movimento do bolo alimentar. 100 gramas de batata-doce suprem 43% da necessidade diária de vitamina A, essencial à manutenção da integridade do sistema ocular, imunidade do sistema, manutenção do crescimento ósseo, tecido epitelial, divisão e diferenciação celular. Outra vitamina essencial, encontrada na batata doce, é a vitamina C, um excelente antioxidante, aumenta a absorção de ferro, auxiliando no processo de cicatrização. A batata-doce contém Niacina, que é essencial nas reações de liberação energética, ajudando também na redução dos triglicérides. Ela é rica também em minerais como o Fósforo, Ferro e Potássio.
 
Ananás
 
 
Quanto mais maduro, melhor! A polpa do ananás é mais forte nas últimas fases de maturação, escondendo um poderoso complexo vitamínico. O fruto é rico em vitaminas C e E que lhe conferem uma ação antioxidante, com efeitos sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de algumas doenças. Para além disso, é uma fonte importante de vitaminas do tipo A e B, que protegem e regulam o organismo.
Dono de um poder refrescante ímpar, o ananás é ainda rico em fibras e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio), que o organismo não consegue fabricar e por isso devem ser ingeridas através dos alimentos. Perfumado e sumarento, o ananás é facilmente confundido com uma guloseima. O fruto é bom para a digestão porque contém uma enzima, a bromelaína, que tem influência positiva no processo digestivo. Para além disso, a enzima tem também uma ação anti-inflamatória, que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide.

 

Physalis

 

 
              A physalis é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides (estes últimos, poderosos aliados contra o envelhecimento).
            Uma dessas substâncias, a fisalina, já provou ser 30 vezes mais potente do que os anti-inflamatórios hoje conhecidos.


Feijão-orelha-de-porco 


O valor nutricional do feijão-verde está em seu alto teor de vitaminas, micronutrientes e minerais. Esta vagem é muito baixa em calorias (31 por cada 100 gramas), e não contém gordura saturada. É também uma fonte abundante de fibras. Com estas qualidades, pode ser usado como laxante natural suave. Se ingerido com regularidade, cria uma camada no cólon, protegendo-o das agressões de substâncias tóxicas, que podem entre outros, causar o câncer. Outra informação importante, é que os alimentos ricos em fibra reduzem os níveis de colesterol no sangue.
O feijão-verde é excelente para proteger a pele da ação dos radicais livres. Possui alto teor de Vitamina A, flavonoides, luteína, piridoxina, tiamina, Vitamina C e betacaroteno. Estes compostos evitam o envelhecimento, e reforçam as defesas naturais do corpo. Também é rico em Zea-xanthin, um carotenoide importante que é absorvido de maneira seletiva pela mácula lútea da retina, protegendo os olhos contra os efeitos negativos do excesso de luz. É fonte de folatos, um nutriente que em companhia da Vitamina B-12, otimiza o desempenho das células.
Comê-los com regularidade garante o bom funcionamento do metabolismo, pois o feijão-verde fornece minerais como o magnésio, manganês, potássio, cálcio, zinco e ferro. Além de regular o metabolismo, estes agentes benéficos ajudam a manter a frequência cardíaca sob controle, assim como a pressão sanguínea.

Compostagem

   Já dizia Lavoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, mas tudo se transforma." Pois todos os resíduos da cozinha e da limpeza do pátio transformam-se em um ótimo composto para adubar nossa horta.

 

Engenheiros do Hawaii

        Um passinho pra trás.... Aí. Áreas, perímetros, raios e ângulos: tá tudo dominado.
Meninas medindo o raio da mandala. No detalhe: cobertura dos canteiros com palhada

Espantalhos

       Para espantar a passarada, nada como o bom e velho espantalho.
Antecipando as tendências de Milão e Paris

           

 

Rústica

      Eis alguns vitoriosos da corrida. Corre, Forrest!

Pão quentinho

    Nada como um belo e gostoso pãozinho assado no forno de barro, no caso cuca, para matar nossa fominha.



As frutas são doação da comunidade

 

Com lixo e um pouquinho de vontade...

         As funcionárias e alguns alunos estão fazendo cestas para o lixo seco com canutilhos de jornal. Não adianta falar sobre o desmatamento da Amazônia, o negócio é agir aqui e agora. O que você pode fazer pelo seu meio ambiente?

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Treino para Rústica de Alpestre

         Acelera Airton! Ah, não! Vai Usan Bolt!

Se o campo não planta, a cidade não janta

         Nem os alunos da escola. E aqui tem tanta fartura que de vez em quando os pais mandam alimentos em quantidade para reforçar  merenda.

 

O que é meu é seu

         No 29 de abril, houve a partilha da merenda, como é comum todo final de mês para comemorar os aniversários do período.
Parabéns pelo espírito de coletividade
 

Tapete vermelho

           Temos a honra de receber periodicamente pais para trabalhar na horta da escola. Não existem palavras para agradecer, mas, com certeza, os responsáveis que participam da vida escolar do seu filho, neste caso literalmente, terão como recompensa  a melhora da vida escolar.

Srªs Sônia e Nelci, com alguns alunos

Servidoras aposentadas,  Srªs Lúcia e Iracema: "Daqui que tiro meu salário!", sem descer do salto

Srº  Adelir: roçada e combate aos cupins e formigas. Sua esposa, Ivanete, também compareceu naquele dia

Colorau

         Dizem que a comida feita com amor é mais gostosa. Pois olha, se depender desta galerinha, teremos refeições muito saborosas, quando temperadas com este condimento feito com todo esmero.


Ai, que medo!

De olhos vermelhos, de pelo branquinho

          O coelho veio lépido e faceiro entregar seus doces para a vovozinha.... Opa! acho que errei a história.

           Mas os doces são de verdade.

Ganhadores dos prêmios da rifa de Páscoa

Mmmmmmmmmmm!

Hoje tem mais escola

     Às quintas-feiras, pela manhã, grupos de alunos comparecem à escola e, sob a orientação da coordenação pedagógica e da direção, promovem as mais variadas atividades relacionadas aos projetos em andamento: produção das bolsas para material de leitura, confecção de cartazes, trabalhos na horta, reparação de espantalhos...
       A partir de maio, os alunos, organizados em grupos, trabalharão nas oficinas de agroecologia que serão apresentadas no IV Seminário Municipal da Agricultura Familiar.
        Muita água vai rolar sobre esta calçada.
Decoração de calçada.

domingo, 17 de abril de 2016

Portal da transparência: cadê o dinheiro do cidadão?

      Periodicamente, a cada quinze dias ou uma vez por mês, reúnem-se todos, alunos, professores e funcionários, para organização/distribuição de atividades referentes aos projetos. Aqui, relançamento do projeto "Portal da Transparência". 

Explicações sobre os repasses dos recursos financeiros recebidos pela escola

Isso muda o mundo

         Algumas ações do nosso projeto de leitura "Ler, doce ler." 

Entrega das bolsas "Para gostar de ler"
Modelagem de personagens dos contos de fadas para o "Livro mágico"

Jornal do Sertão

          Toda vez que jornal escolar é publicado, temos um período de leitura.
Leitura da edição de março e abril

Produção de cogumelos comestíveis

          Nada como sombra e água fresca.

Toras inoculadas com esporos de shiitake à sombra do bambuzal

Jardinagem

        Espaços feios que me desculpem, mas beleza é fundamental.   

Alguns canteiros do jardim da escola

Horta orgânica escolar: meu pedacinho de chão

           Implantado há quase três anos, através deste projeto implementamos ações como produção orgânica de alimentos, minhocário, compostagem, recuperação do solo do terreno da escola, plantio de temperos, resgate da biodiversidade na alimentação... Não por acaso, já foi chamado "Meu pedação de chão".

Preparação de canteiros

Alea jacta eis
  
Abacaxi
Ananás
Bananeiras de diversas variedades
Recuperação do solo: mucuna
 
"Ele é um anjo": diz a funcionária Silvânia sobre a companhia especial de Gabriel