Feijão-orelha-de-porco
O valor nutricional do feijão-verde está em seu alto teor de vitaminas, micronutrientes e minerais. Esta vagem é muito baixa em calorias (31 por cada 100 gramas), e não contém gordura saturada. É também uma fonte abundante de fibras. Com estas qualidades, pode ser usado como laxante natural suave. Se ingerido com regularidade, cria uma camada no cólon, protegendo-o das agressões de substâncias tóxicas, que podem entre outros, causar o câncer. Outra informação importante, é que os alimentos ricos em fibra reduzem os níveis de colesterol no sangue.
O feijão-verde é excelente para proteger a pele da ação dos radicais livres. Possui alto teor de Vitamina A, flavonoides, luteína, piridoxina, tiamina, Vitamina C e betacaroteno. Estes compostos evitam o envelhecimento, e reforçam as defesas naturais do corpo. Também é rico em Zea-xanthin, um carotenoide importante que é absorvido de maneira seletiva pela mácula lútea da retina, protegendo os olhos contra os efeitos negativos do excesso de luz. É fonte de folatos, um nutriente que em companhia da Vitamina B-12, otimiza o desempenho das células.
Comê-los com regularidade garante o bom funcionamento do metabolismo, pois o feijão-verde fornece minerais como o magnésio, manganês, potássio, cálcio, zinco e ferro. Além de regular o metabolismo, estes agentes benéficos ajudam a manter a frequência cardíaca sob controle, assim como a pressão sanguínea.