segunda-feira, 21 de maio de 2018

Pancs - plantas comestíveis não convencionais

           Um dos objetivos do Projeto "Horta orgânica escolar: meu pedacinho de chão" é resgatar a biodiversidade vegetal na alimentação, largamente conhecidas como Pancs - plantas alimentícias não convencionais.
           Assim, resgatamos com a comunidade mudas e sementes crioulas, as quais são plantadas em canteiro identificado como "Resgate da biodiversidade na alimentação". Aproveitamos estas plantas na produção da merenda dos alunos e também distribuímos as mudas entre os moradores e visitantes.
           Além da pesquisa de campo, esse trabalho resulta em extensa pesquisa bibliográfica, que esclarece os benefícios nutricionais, fins culinários e manejo de cultivo das Pancs.

 Nesta seção, publicaremos a análise nutricional de plantas comestíveis não-convencionais, que eram cultivadas desde o tempo da vovó e que estamos resgatando para plantar na horta da escola e distribuir para as famílias. 

Batata-doce


A batata-doce é uma hortaliça de alto valor energético, por seu elevado percentual de carboidratos; é rica em fibras, que apresenta efeito funcional: aumenta a absorção de nutrientes, a velocidade do trânsito intestinal, a saciedade, facilita o movimento do bolo alimentar. 100 gramas de batata-doce suprem 43% da necessidade diária de vitamina A, essencial à manutenção da integridade do sistema ocular, imunidade do sistema, manutenção do crescimento ósseo, tecido epitelial, divisão e diferenciação celular. Outra vitamina essencial, encontrada na batata doce, é a vitamina C, um excelente antioxidante, aumenta a absorção de ferro, auxiliando no processo de cicatrização. A batata-doce contém Niacina, que é essencial nas reações de liberação energética, ajudando também na redução dos triglicérides. Ela é rica também em minerais como o Fósforo, Ferro e Potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário